Waheguru Ji Ka Khalsa Waheguru Ji Ki Fateh
Quando alguém tem contato com o sikhismo, independente do país ou da comunidade, ele escuta ou vê a saudação "Waheguru ji ka khalsa Waheguru ji ki fateh", usada como cumprimento sikh, ato de fé e sintonia.
O ato de cumprimentar
Antes de entrarmos no mérito desta saudação sikh, vamos refletir um pouco a respeito do ato em si de cumprimentar. O que acontece quando cumprimentamos? Quando saudamos uns aos outros ? Qual o significado da pergunta: Tudo bem? Como vai?... Geralmente estamos muito longe do significado. Pra dizer a verdade geralmente não estamos nem de corpo presente quando cumprimentamos, pelo menos em minha experiência com isto, e às vezes gostaríamos de não ter a obrigação de cumprimentar algumas pessoas com as quais convivemos, enfim. A forma de lidar com o cumprimento é pessoal e vai de cada um.
 |
Primeira cerimonia de batismo do sikhismo(Iniciação Khalsa - 1699) |
Um convite à presença e ao respeito
Mas, quando entramos no terreno do sikhismo, deveríamos tentar mudar esta postura. Podemos dizer: "o sikh é o caminho de volta pra casa", no sentido do reencontro com a nossa origem, que é Waheguru (Deus no sikhismo) e a nossa verdade. Mas por outro lado, quando adentramos neste santuário não estamos na nossa casa, no sentido de que devemos respeitar e aprender este caminho deixado pelos santos, agindo sempre como um convidado.
Se o sikh é um eficiente sistema de conexão com o Altíssimo, porque deveríamos conservar uma postura de inconsciência e agir de forma mecânica? Se o Guru nos permitiu ter acesso a este conhecimento e ao som poderoso do Guru Granth Sahib, devemos tratá-lo com muita atenção, interesse e respeito.
O que é a religião sikhismo?
O sikhismo é uma religião que teve sua origem na Índia, no final do século XV com o primeiro Guru, chamado guru Nanak, então vieram os outros 9 gurus, completando 10, com o úlitmo e décimo Guru humano, Guru Gobind Singh, quem viveu até o ano 1708. Durante todo o período da construção do sikhismo, haviam saudações comuns entre os discipulos e dos sikhs para os gurus. Na época do Guru Gobind Singh, em 1699 ocorreu a formação do Khalsa(O batismo do sikhismo), ele unificou a forma de expressão e reverencia da saudação: "Waheguru ji ka khalsa Waheguru ji ki fateh"
Este slogan era destinado a todos que tinham uma relação intima com Waheguru (Deus), de entrega e confiança no Guru, representados pelo Khalsa. Hoje em dia, o sikhismo já floreceu em muitos países e culturas, resultando em grande diversidade, incorporação de novos elementos e nuances. A expressão vjkk vjkf é usada tanto pelos Khalsa quanto pelos sikhs que se identificam com a tradição dos Khalsa.
Waheguru ji ka Khalsa waheguru ji ki fateh: significado
Primeiro eu vou colocar aqui a tradução literal da saudação, pareando de forma simples palavra a palavra, depois vamos falar do significado no contexto da frase.
Waheguru (Deus)
Ji* (Senhor)
*Respeitável, termo de respeito
Ka (de)
Khalsa (Puros)
Wahe Guru (Deus)
Ji (Senhor)
Ki (de)
Fateh (Vitória)
Uma possível tradução semântica:
“Os puros(Khalsa) pertencem a Waheguru(Deus) e a vitória também”
Quando dizemos isto estamos invocando a presença de Waheguru, que já está em tudo. E assim invocamos também a Sua vitória(e não a nossa). Todos os seres da criação vem de Waheguru e retornarão para Ele. Aqueles que caminham pela rota da verdade, os Khalsa, sendo sikhs puros, tomam consciência e vivenciam esta conexão com a Divindade, que é plena e é glória; que é fateh=Vitória.
Outras formas de saudação sikh
Sat Kartar
Sat= Verdadeiro Kartar=Criador
(Salve o verdadeiro Criador) Saudação sikh usada nos tempos de Guru Nanak(1º guru)
Sat Sri Akal
Sat=Verdade-Verdadeiro Sri=Senhor Akal=Imortal (Viva o Senhor Imortal) Amplamente disseminada pelas congregações como saudação sikh individual e coletiva(grito em coro), e também grito de guerra.
Namaskar
=Curvar ”eu me” Curvo “diante de Ti”
Sat Nam
Sat=Verdade Nam=nome No Brasil, a expressão sikh mais usada como saudação é: Sat Nam. A expressão Sat Nam, vem do inicio do Guru Granth Sahib(livro sagrado), logo após IK OngKar. Dentre os seus profundos e múltiplos significados, Sat Nam significa o nome da verdade, verdadeira identidade, essência constante e imutável…mas, na minha opinião, o nome a que este Sat Nam se refere é: Wahe Guru! A verdade tem um nome e este nome é Wahe Guru.
Citação de Guru Gobind Singh
Na ocasião de proferir a famosa saudação, Guru Gobind Singh disse:
“Meu rosto estará pairando sobre toda pessoa que diga esta expressão.
E eu estarei entre vocês todas as vezes que disserem isto juntos.”
Waheguru Ji Ka Khalsa Waheguru Ji Ki Fateh
Acabei de voltar da Índia. Lá conheci mais do Sikhismo. Parabes e contiue postando.
ResponderExcluirObrigado!!
ExcluirNossa! Muito obrigado! Fazem uns dias que tenho sonhado com algo parecido e resolvir procurar. Linda filosofia. Lindo ensinamento.Maravilhado e agora sim, penso em estudar e seguir com essa religião.
ResponderExcluirFico feliz que minhas postagens tenham sido úteis pra você. Estou à disposição para o que estiver ao meu alcance. Um abraço
Excluirਵਾਹਿਗੁਰੂ ਜੀ ਕਾ ਖਾਲਸਾ ਵਾਹਿਗੁਰੂ ਜੀ ਕੀ ਫਤਿਹ 🙏
ResponderExcluirVaheguru Ji ka khalsa Vaheguru Ji Ki Phateh !
ExcluirWaheguru ji!!!! Estou amando um amor indiano kalsa!!!!! Waheguru ji
ResponderExcluirQue bom Julio, boa sorte!!
Excluir🙏apos a descoberta dessa linda religião filosófica minha vida mudou sou apenas uma simples seguidora mas com uma fé infinita ao nosso Guru Nanak Waheguru ji satnam
ResponderExcluirQue bonitas suas palavras, Elis! Que o seu espírito esteja cada vez mais elevado e floresça próspero em suas ações!
Excluirmuito bom! Obrigada por ter criado esse blog, é bastante difícil encontrar informações sobre o assunto!
ResponderExcluirDe nada, minha nobre!!! Entendo bem suas palavras. Creio que não há escassez de informações sobre os sikhs em Português. Pelo contrário, há cada vez mais conteúdos. Porém, para quem começa a pesquisar sobre os sikhs na língua portuguesa, este início é muito confuso, sofrido e difícil de entender.
ExcluirEstou à sua disposição para o que estiver ao meu alcance. Um abraço
Amei encontrar este sítio em portugues sobre o caminho espiritual sikh. Waheguru seja louvado. Sat Sri Akal! Desejo aprender mais e crescer na luz dos santos gurus. Vivo em Angola e amo os ensinamentos Sikh que em muito se identificaram comigo pois sigo uma espécie de rastafari ortodoxo que tem principios parecidos aos do Sikh. Não corto o meu cabelo a 7 anos e conservo a barba cumprida.
ResponderExcluirSat Sri Akal Nguimba Ngola! Perdão por minha demora em ler sua mensagem! Me emociona suas palavras. Tenho certeza que sua luz já brilha com o Guru e você levará esta luz a muitos. Estou encantado com a história do seu Kesh.
ExcluirWaheguru Waheguru Ji!
Sou católica mas adoro estudar outras religiões
ResponderExcluirConheço alguns católicos que são como enciclopédias ambulantes de outras crenças.Imagino que você seja assim. Acho que isso faz muito sentido, pois o Um que nos conecta é o mesmo Um na igreja católica ou todas as outras religiões monoteístas. Ontem eu estava ouvindo rádio e parei numa estação evangélica, parei o que eu estava fazendo para ouvir uma passagem bíblica linda, que me conectou com o Guru. É o mesmo Um que conecta aqui ou lá. Só Ele, o Um. Não há um só lugar onde Ele não esteja!
ExcluirMuito legal... estou indo para Amristar, prático Kundalini yoga, sugestões do que devo fazer, ou melhor, do que não posso deixar de fazer em Amristar!
ResponderExcluirPerdão pela minha demora em ver sua mensagem. Imagino que, agora, você já tenha ido e até retornado de Amritsar. Em Amritsar, eu só posso recomendar os lugares os quais eu fui. Fui em lugares clássicos de Amritsar como o complexo do Golden Temple, que aliás, demanda vários dias ou semanas para ser conhecido por um viajante que queira mesmo apanhar seus detalhes e rotinas. Além do Golden Temple e Akal Takht, destaco os Gurdwaras de Goindwal, Taran Taran e Dandami Taksaal. Minha viagem para Amritsar em 2018, teve um forte viés de Gurdwaras e livrarias. Talvez, no seu caso, fosse interessante substituir alguns Gurdwaras por visitas à Miri Piri Akademy, por exemplo.
ResponderExcluirOlá, eu sou uma estudiosa de religiões, e nunca me identifiquei com nenhuma, até ter conhecido o Sikhismo por intermédio de um amigo indiano Sikh. Eu simplesmente estou maravilhada, e confesso, que nunca nada tocou meu coração como o Sikhismo. É algo inexplicável, e eu acredito que é porque é uma religião de muito amor para a humanidade.
ResponderExcluirComo eu posso entrar em contato, para saber mais? Eu moro em São Paulo, e gostaria de visitar o Gurudwara.
Waheguru Ji.
Obrigada.
Olá Roxelle, que interessante que você estuda religiões! Para mim, o campo religioso é o mais interessante. Quando você diz que nunca se identificou com nenhuma religião, sinto uma sinceridade em você. Pelas suas palavras, imagino que você esteja na Graça do Guru, em pleno "Jogo do Amor" com o Guru. Neste jogo, cada passo que você dá em direção ao Guru Ji, ele te entrega mais e mais presentes.
ExcluirPara entrar em contato comigo, meu email é sunderbir1@gmail.com
Sobre o Gurdwara de São Paulo, localizado no bairro Morumbi, vou te passar o endereço que eu tenho de lá:
Rua Dep. Laercio Corte, 753, primeiro andar - Morumbi, São Paulo(SP) CEP:05706-290.
Caso estes dados tiverem sido alterados ou não corresponderem, você pode encontrá-los no Facebook, eles tem uma página do face chamada 'Sikh Brasil'.
Bom Roxelle, Quero pedir desculpas pela demora em responder e também pelo meu excesso de palavras.
Waheguru Ji! Estou à sua sua disposição.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirOlá, nada pra mim fazia muito sentido, até conhecer o Kundalini Yoga, e mergulhar nela, estudo Sikhismo, que é puro amor resoa com meu coração ❤️.Guru Gobind Singh deixou uma jóia que é o jaap sahib, de um poder de imensurável. Recitei por 40 dias, a transformação vem. W
ResponderExcluirWahe guru ji. Em 2023 irei a Índia, obrigada pelas dicas logo acima.
Olá Sil, o Jaap Sahib é mesmo um jóia! Boa sorte em sua viagem à India!! Wahe guru ji!
ExcluirOla, se for batizado,no Brasil eles mudam tbm o sobrenome ? Ou nao ? Passamos chamar Kaur ou Singh nos documentos ?
ResponderExcluirDentro do Sikhi,a pessoa recebe o nome numa cerimônia chamada 'Naam Karam', esta cerimônia, que, geralmente, acontece nos Gurdwaras(templos sikhs). Após a cerimônia de Naam Karam, a pessoa passa a ter o nome espiritual recebido, que é seguido do sobrenome espiritual: Singh, se for homem, e Kaur, se for mulher. Trata-se de um nome espiritual, não necessariamente este nome irá constar nos documentos civis da pessoa. O nome civil é diferente, é aquele nome que nós, antes de conhecermos o Sikhi, recebemos quando crianças e que consta nos nossos documentos civis. Alguns sikhs, optam por mudarem também o nome civil e se registrarem civilmente com o nome sikh.
ExcluirAh, sobre o batismo sikh, o batismo se chama 'Amrit Sanchar', e acontece, geralmente em um dia diferente do dia da cerimônia do nome(Naam Karam). Após o batismo a pessoa sikh passa a ser um Khalsa, e a palavra 'Khalsa' é acrescentada após Singh(nos homens) e após Kaur(nas mulheres). É muito comum vermos sikhs batizados que não apresentam seu sobrenome Khalsa em redes sociais. Isso vai variar de acordo com as preferências de cada pessoa e as ocasiões em que é importante informar que é ou não Amridhari(Sikh batizado/Khalsa). O nome espiritual sikh é algo muito elevado, muito profundo e íntimo.
Excluir