![]() |
|
Bhai Jagraj Singh, fundador do canal do youtube Basics of Sikhi
O estudo do Sikhismo no youtube já é uma realidade consolidada, graças ao trabalho de pessoas como Jagraj.
Vaheguru Ji Ka Khalsa Vaheguru Ji ki Fateh
Jagraj foi um profundo estudioso dos conhecimentos sobre Sikhi. Viveu até Julho de 2017, falecendo aos 38 anos.
Jagraj era inglês, graduado em filosofia, poliglota, começou seu trabalho na Inglaterra, mas logo o expandiu a outros países. Ele produziu inúmeros vídeos, palestras, cursos, grupos de discussão, grupos de estudo, fez múltiplas entrevistas em vias públicas, em canais de televisão e rádio e também dentro de Gurdwaras(templos sikhs), sempre respeitando as regras dos mesmos. No youtube, seus vídeos foram traduzidos para muitos idiomas e, podemos dizer que, hoje estão espalhados por todo o mundo.
O canal do youtube Basics of Sikhi
A partir deste diagnóstico, Jagraj fomentou um estudo em Sangats para suprir esta deficiência, utilizando fontes originais e bem documentadas. Assim surgiu o seu projeto no youtube e, apartir dele, criou o Canal Basics of Sikhi(BoS).
Este canal contém uma quantidade imensa de vídeos, produzidos com muita qualidade.
O Canal do youtube Basics of Sikhi tem como lemas principais:
O Canal do youtube Basics of Sikhi tem como lemas principais:
-“Arme-se com conhecimento!”
-“Tentando ser melhores sikhs!”
-“Espalhando a sabedoria do Guru!”
Jagraj Singh, um ponto de convergências
Jagraj nos deixou o seu exemplo de sabedoria e total devoção ao Guru. Foi um grande conciliador entre diferentes linhas de sikhs. Teve grande atuação entre os Sikhs de Punjab(Índia), entre os Sikhs da Inglaterra, Canada e outros países, ao mesmo tempo em que participavou de Festivais de Kundalini Yoga e Solstícios, freqüentando, assim, ambientes do Sikh Dharma. Como um exemplo de respeito, tolerância e universalidade, Jagraj fica em nossa memória como um imenso farol do conhecimento sikh.
![]() |
Jagraj Singh Ji, um mensageiro da paz |
Jagraj Singh, com sua fé no Sikhi, forte como aço, estável como uma rocha, não faltou com respeito às outras formas de professar o Sikhismo. Ele respeitava Yogi Bhajan, referindo-se a ele como “Yogi Ji”.
No dia 20 de Julho de 2017, Jagraj partiu, deixando uma grande legião de alunos, sedentos da sua doce presença. Porém, até o seu último suspiro, ele nos ensinou, formando palestrantes, que hoje continuam aprendendo a fazer o que ele tão bem fazia.
Hoje, com mais de 8 anos de existência, o canal do youtube Basics of Sikhi tem mais de 2.600 videos, já está caminhando para quase 200 mil pessoas inscritas e está consolidado como uma fonte segura de informações para a comunidade sikh internacional. O canal não pára de crescer!
A maioria dos vídeos está em idioma Inglês, mas há também muitos em espanhol, alguns em português, dentre vários outros idiomas. Muitos vídeos tem legendas adicionadas pela própria equipe do Basics of Sikhi, enquanto outros tem apenas legendas automáticas.
![]() |
Basics of sikhi, Everythings 13 e a fartura do saber |
Jagraj começou seu projeto sozinho, com apenas um notebook. Hoje o grupo formado pela equipe do Basics of Sikh tem inúmeros projetos executados, que prosperam cada vez mais e conta com uma rede de mais de 1000 "funcionários" espalhados pelo mundo.
![]() | ||
O exemplo de fé e devoção e o legado que fica |
O décimo segundo guru: A comunidade Khalsa
Jagraj Singh não está mais conosco em sua forma material, mas, imagino e sinto que agora ele esteja ainda mais ocupado do que antes cuidando desse legado. Ele mesmo dizia sempre:
"Este legado não tem nada meu".
Sendo até então, Jagraj Singh, o fundador e também o CEO do canal do youtube Basics of Sikhi, com a sua morte, estas funções são passadas para seu sucessor, Bhai Baljit Singh, amigo íntimo de Jagraj, que o acompanhou nessa jornada ao longo de muitos anos.
Espero poder postar mais sobre o Basics of Sikhi , deixo assim uma homenagem ao <3 amado Bhai Jagraj Singh Ji <3.
Dentro do canal, os vídeos estão distribuídos por categorias, descritas abaixo.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir