![]() |
Ek Oankar |
Introdução
Os 5 mantras descritos nessa postagem são os mais importantes da filosofia sikh. São muito valorizados em todas as formas de Sikhismo.
Qualquer palavra do livro sagrado Siri Guru Granth Sahib pode ser usada como mantra, o mesmo pode ser feito com trechos, versos e canções Nele presentes e isso é um fato. Mas, os mantras básicos usados rotineiramente no Sikhi são apenas estes 5. Esta postagem não pretende fazer um abordagem profunda dos 5 mantras do Sikhi, pois, para isso, uma vida inteira de estudo seria pouco. A intenção aqui é listá-los, apresentá-los, bem como oferecer uma tradução simples, embora cuidadosa para o Português. É claro que quero voltar a falar de cada um deles em publicações futuras.
Os 5 mantras do Sikhi: Resumo
O Gurumantra: Vaheguru
O mantra semente Ek Oankar
Mool Mantra: Mantra Raiz
Maha Mantra Sikh: O Grande Mantra
Japji Sahib
Waheguru Ji Ka Khalsa Waheguru Ji Ki Fateh
1 - O Gurumantra: Vaheguru
Deus = Nome de Deus
Para o sikh, não há diferença entre Deus e Seu Nome. O Nome é tão adorado quanto o próprio Deus. Quem é muito amado, acaba recebendo muitos nomes, sendo adorado de diferentes formas. Este é o caso do Nome de Deus. O nome de Deus é referido nas escrituras sikhs como vários termos “sinônimos”:
Gurumantra, Gurumant, Naam, Nam, Namu, Naamu, Naao, Nao, Shabad, GuruShabad, Sabad, GurSabad, dentre outros. Estes termos não são exatamente sinônimos, pois diferenças sutis, como a presença ou não de uma vogal final, alteram o significado da palavra Naam para Naamu, por exemplo.
Naam
Naam significa Nome.
Naamu, além de nome, significa também Consciência Divina, Presença Divina.
Naam - Dos altos, o mais alto:
Os 5 mantras dos quais estamos falando neste artigo são básicos, fundamentais e insubstituíveis dentro das práticas e filosofia do Sikhi. No entanto, se tivéssemos que compará-los em termos de grau de importância ou prioridade, certamente, o Guru Mantra (Naam) seria o mais importante deles. Todos os outros 4 mantras vêm deste, ou melhor, todo o Sikhi, é fruto da meditação no Gurumantra.
Qual a origem do Sikhi?
Para continuarmos esse discurso sobre o Gurumantra, vamos começar pelo início. Afinal, como foi que o Sikhi surgiu? Para responder isto, recorremos à história do Sikhi. Bhai Gurdas foi a principal testemunha e o maior historiador de todos os tempos sobre o Sikhi. Recordemos as palavras de Bhai Gurdas Ji, em sua Vaar numero 1, no episódio:
“Primeiro episódio de Guru Nanak Dev ji:
Primeiro, Baba Nanak chegou ao portão da Graça do Senhor. Então, Ele entrou e adquiriu a rigorosa disciplina(do coração e da mente). Ele se alimentou de areia e ervas e fez das pedras a sua cama; e Ele gostou de estar nesta pobreza.
Ele ofereceu sua total devoção e então, Ele foi agraciado e conseguiu a proximidade com Deus.
Nesta meditação, Baba viu o mundo inteiro queimando no fogo da Luxúria e da Raiva.
Compreendendo tal drama, Guru Nanak vestiu-se à sua maneira e pregou que as pessoas fossem desapegadas, tanto do prazer quanto da dor.
E foi assim que Ele voltou para purificar a humanidade da Terra.||24||”
O Sikhi é fruto do Naam
Esse episódio descrito por Bhai Gurdas nos mostra como se deu a Conexão de Nanak com o Senhor (Deus). Este é o ponto crítico para o início do Sikhi. A conexão de Nanak com o Naam foi o que transformou Nanak em Guru Nanak.
Como se sabe, na Índia daquela época, final do século XV, início do século XVI, para que alguém se tornasse guru, era necessário que um guru o iniciasse. Sem alguém ter um guru, era impossível tornar-se guru.
Se Nanak não tinha um guru para o iniciar, então, quem tornou Nanak um guru? O Guru de Nanak foi o Gurumantra, o Naam, o Nome do Senhor. Deus, Ele mesmo deu o Naam para Nanak. E então, após adquirir a condição de Guru, Ele fundou o Sikhi.
Como se sabe, na Índia daquela época, final do século XV, início do século XVI, para que alguém se tornasse guru, era necessário que um guru o iniciasse. Sem alguém ter um guru, era impossível tornar-se guru.
Se Nanak não tinha um guru para o iniciar, então, quem tornou Nanak um guru? O Guru de Nanak foi o Gurumantra, o Naam, o Nome do Senhor. Deus, Ele mesmo deu o Naam para Nanak. E então, após adquirir a condição de Guru, Ele fundou o Sikhi.
O Naam é o início, a conexão e a finalidade do Sikhi
Já sabemos que o Sikhi só existe por causa do Naam. O Naam é a essência do Sikhi.
Se alguém me procurasse hoje e me fizesse a seguinte pergunta:
Se alguém me procurasse hoje e me fizesse a seguinte pergunta:
“Não conheço nada a respeito do que é ser sikh, mas eu quero começar este caminho agora, por onde eu começo?
Eu responderia assim:
“Concentre toda sua energia em praticar a meditação e o estudo do Naam. Se você começar desta forma, repetindo o Nome do Senhor, você poderá receber uma chuva de bençãos e seus primeiros passos como sikh já serão agraciados.”
Qual é o Nome de Deus para o Sikhi?
Já vimos que Naam significa nome, se referindo no Sikhi ao Nome de Deus. Vimos também, que além de Nome, Naamu significa Consciência Divina e Presença Divina.
Naam também pode ser traduzido com Conexão.
Pois então, qual é o Naam? Afinal, qual é o Nome de Deus?
O nome de Deus é Vaheguru
“Vaheguru Gurmantar Hé Jap Haumé Khoe”
Vaheguru é o Gurumantra. Cantando-o, você cura a doença do Ego. (Bhai Gurdas)
O Nome de Deus é: Vaheguru!
O “Naam” é: Vaheguru!
O Mantra iluminador, o “Gurumantra” é: Vaheguru!
O Nome da Verdade, O Nome da Realidade Eterna, O “Sat Nam” é: Vaheguru!
O Verdadeiro Nome, O “Sacha Naam” é: Vaheguru!
Vaheguru é o Nome, mas pronunciar Waheguru também está correto. E é mais comum encontrarmos na internet a palavra Waheguru do que Vaheguru.
Significado do mantra Vaheguru
O Dicionário de Filosofia Sikh da Sikh University Press define:
Waheguru / Vaheguru: A Junção de 2 palavras = “Wahed” (O Um) e “Guru”(O Iluminador).
A interpretação do Significado de Waheguru que é a mais conhecida entre os sikhs é a seguinte:
“Wah” é uma expressão de êxtase, de um contentamento repentino, de uma felicidade instantânea, que podemos traduzir como “Uau!” e “Guru” permanece sendo traduzido como Iluminador, sendo “Gu”=Escuridão e “Ru”= Luz.
Em Síntese:
Waheguru: O Um é o Iluminador (da Consciência).
Waheguru: Uau! O Seu Nome me leva da Escuridão para a Luz!
Há muitos outros significados presentes na palavra sagrada Vaheguru / Waheguru.
Assim como Deus é infinito e indescritível, Seu Nome, Vaheguru, também é.
![]() |
O Gurumantra Vaheguru escrito em Gurmukhi |
Vaheguru Vaheguru Vaheguru...
“Tu Tu Karta, Tu Hua
Mujh me Reha na Hoon”
Repetindo Você, Você, eu me transformo em Você,
E nada de mim continua em mim. (Kabir Ji)
A seguir, um video do Canal do YouTube Basics of Sikhi:
Por quê cantar o mantra Vaheguru?(Video em inglês)
2 - O mantra semente Ek Onkar
Bij Mantra: O Mantra Semente:
![]() |
Bij Mantra || Mantra Semente |
“Ek Oankar”
O Siri Guru Granth Sahib não começa com uma palavra, mas sim com um dígito, o algarismo 1.
“Ek”=1 “Oan”=Som + “Akar”=Criação
Para aprofundar no entendimento do mantra Ek Onkar:
1: Ek:
Oankar:
3 - Mool Mantra: mantra raiz
![]() |
Mool Mantra || Mantra Raiz |
“Ek Oankaar Sati Gur Prasaadi”
“Ek”=1 “Oan”=Som + “Akar”=Criação
"Sat"=Verdade, Realidade Eterna
"Gur"=Guru, Mestre Divino, Professor
"Prasad"=Graça
(O) Um, (apartir do) Som, Criou (o universo). (Ele é a) Verdade.
Gur Prasaadi
(Através do) Guru, (Eis a Sua) Graça
4 - Maha Mantra Sikh: O Grande Mantra
Ek Oan Kaar
(O) Um, (apartir do) Som, Criou (o Universo)
Sati Naamu
Verdade (é o Seu) Nome
Kartaa Purakhu
(Ele é o) Criador Personificado
Nirbhao Nirvéru
Sem Medo, Sem inimizade
Akaal Moorati
(Ele é) Atemporal (em Sua) Forma
Ajunee Sébhan
(Ele está) Além dos Nascimentos, Auto-iluminado
Gur Prasaadi
(Através do) Guru, (Eis a Sua) Graça
Nessa postagem, para fins didáticos, estamos separando, o Maha Mantra Sikh, do Mool Mantra. O Mool Mantra é: "Ek Oankar Sat, Gur Prasad", enquanto o Maha Mantra passa por Sat Nam Karta Purakhu, chegando ao mesmo destino: Gur Prasaadi. Estes 2 mantras estão muito relacionados entre si, e, muitas vezes, são chamados, ambos de Mool Mantra.
A Espiral Divina da Filosofia Sikh
Perceba nos 5 mantras, que um está dentro do outro, como uma planta que nasce e se desenvolve, que começa pela semente(2-Ek Oankaar), da semente, brota a raíz (3-Mool Mantra), após o Desenvolvimento dessa raíz (4-Maha Mantra), Nasce o tronco com todos os seus galhos(5-Japji Sahib).
Perceba que o Sikhi chegou para os sortudos sikhs, como um lindo ciclo espiral de criação e recriação, sempre retornando à síntese inicial, que é o Ek. Isto faz com que o Sikhi tenha uma perfeita simetria de coerência, sendo uma filosofia sem impurezas.
Ek e Vaheguru são 1.
5 - Japji Sahib:
![]() |
Nitnem Path || Recitação diária de Banis |
A Sublime importância do Japji Sahib
Continuemos com a analogia da planta: Considerando que o Sikhi seja uma planta, podemos dizer que o Japji contêm a semente(Ek Onkar) e toda a raíz(Mool Mantra e Maha Mantra) desta planta. Além disso, o Japji, por sua vez, corresponde ao tronco e todos os seus galhos e ramos.
Ora, então, o que resta desta planta fora do Japji? Restam as folhas. Nas escrituras sagradas Sikhs, estão as folhas. Estas escrituras incluem, é claro, o Supremo Siri Guru Granth Sahib, mas também incluem o Dasam Granth(Décima Escritura, escrita pelo décimo Guru, Guru Gobind Singh Ji), as compilações de Bhai Gurdas e Bhai Nand Laal.
Ora, então, o que resta desta planta fora do Japji? Restam as folhas. Nas escrituras sagradas Sikhs, estão as folhas. Estas escrituras incluem, é claro, o Supremo Siri Guru Granth Sahib, mas também incluem o Dasam Granth(Décima Escritura, escrita pelo décimo Guru, Guru Gobind Singh Ji), as compilações de Bhai Gurdas e Bhai Nand Laal.
Japji: o primeiro Bani e o Mantra mais longo do Sikhi
O Japji é o mantra mais longo do Sikhi, Não confunda a expressão "mantra mais longo" com "bani mais longo".
O que o Guru quer é Amorosa Devoção!
![]() |
O horário do Néctar Divino || Nascer do Sol |
Conhecer estes mantras é um grande presente.
Poder recitá-los também.
Conhecer os significados desses mantras é uma grande benção!
Poder levá-los para todo lugar e momento é um milagre do Senhor!
Saber como se pronuncia cuidadosamente cada uma das palavras dos mantras é um grande presente do Senhor. Após conhecer tudo isso, passar isso adiante é uma obrigação da consciência.
A seguir, um vídeo do Basics of Sikhi, ensinando Santhya (A Ciência da correta pronúncia do Gurbani) de todo o Japji Sahib, do início ao fim.
Aprenda neste vídeo:
Acorreta pronúncia de cada palavra do Japji:
E você, pratica algum desses mantras? Deixe o seu comentário, contando sua experiência.
Obrigado!
Waheguru ji ka Khalsa Waheguru ji ki fateh
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEsses são todos mantras de tal religião, ou existem mais? Desde já gostaria de agradecer, por compartilhar tal tesouro com todos que queiram usá-lo.
ResponderExcluirEu que agradeço o seu comentário, amigo. Não é que não haja outros mantras dentro do Sikhi. Qualquer palavra presente no Siri Guru Granth Sahib(Livro Sagrado) pode se tornar um mantra. Porém, estes 5 mantras são os mais importantes do Sikhi. É importante diferenciar os conceitos de Mantra e Bani, que são tão importantes no Sikhi. Aqui no Blog eu explico o que é Bani. Um abraço
ExcluirMuita gratidão, respeito e admiração por ensinar os mantras sagrados do Sikhi!
ResponderExcluirEu que agradeço sua presença! Belas palavras as suas.
ExcluirSe eu não conseguir pronunciar corretamente expor isso,em posição meditativa apenas escutar, o mantra também faz efeito?
ResponderExcluirnão consigo encontrar à venda versão em portugues como livro
ResponderExcluir